Inscrições para as Vivências e Comunicação Verbal
Mila:
Aqui vão as instruções sobre as necessidades para determinadas vigências.
Estas mesmas informações serão enviadas na confirmação do e-mail.
Vivências e Comunicação Verbal
4/12 - sexta-feira
-
Um tempo fora do tempo. Uma mente acelerada. Um corpo menos habitado.
Com a exigência do distanciamento físico, a pandemia tornou a hiperconexão virtual um fato consolidado. Horas diante de telas e pouca mobilidade têm reforçado o uso da mente em detrimento do corpo.
Outra questão, mesmo paradoxal: o contato constante com familiares, muitas vezes, gera mais afastamento que proximidade.
Diante desses dilemas, trazemos um recurso simples, mas poderoso, que pode tornar esse momento social mais leve: a Massagem Biodinâmica, como possibilidade de experimentar a autorregulação em casa, de forma singela e despretensiosa.
Convidamos você e alguém do seu convívio para compartilhar conosco um instante de pausa, de contato real, na presença afetiva do toque.
Márcia Coelho
Psicóloga Clínica, analista Biodinâmica formada pelo IBPB, Massagista Biodinâmica, por 10 anos, na Hewlett Packard do Brasil. Reikiana.
Professora do IBPB e membro do G rupo de Coordenadores do IBPB.
Maria Claudia Teixeira de Angelis
Bacharel em Direito e Psicologia.
Psicóloga Clínica, analista Biodinâmica formada pelo IBPB.
Vegetoterapeuta Caractero-Analítica formada pela ECOS.
Professora do IBPB.
-
O excesso de estresse no dia a dia altera o ritmo respiratório saudável da maioria das pessoas, e o distanciamento devido a pandemia agravou ainda mais esse quadro provocando uma respiração tensa, bloqueada pela ansiedade por dias melhores.
A boa respiração aumenta a vitalidade do organismo. Para ajudar a lidar com esta situação, apresentaremos exercícios com ênfase na respiração originados da Yoga, Reich e Biodinâmica, que proporcionarão uma respiração mais livre e tranquila assim como melhorar a capacidade de autorregulação
Maria da Penha de Jesus CaoPsicóloga, Instrutora de Yoga há 38 anos
Analista em formação pelo IBPB.
-
Esta vivência tem como objetivo criar um espaço de aprendizado da arte de meditar através das práticas do Healing, uma metodologia para o desenvolvimento humano sistematizada por Bob Moore no Psykisk Center, Dinamarca.
O Healing possui uma visão multidimensional do ser humano que abarca seus aspectos fisiológicos, emocionais, cognitivos, comportamentais e espirituais.
Suas práticas meditativas utilizam o movimento da consciência dentro da fisiologia humana buscando integrar e harmonizar estas diferentes dimensões humanas e fortalecer o diálogo com a espiritualidade do ser.Cynthia Sampaio
Psicóloga Clínica e doutora em Medicina e Saúde Humana. Formação internacional em Bioenergetica, Biossíntese e Constelações Familiares.
Membro do Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo. Formada em Healing e Desenvolvimento Humano, coordena sistematicamente grupos neste enfoque desde 1997. -
O tempo passado se faz presente em atitudes e gestos que moldam nossos corpos no espaço e no tempo. O objetivo dessa oficina é sensibilizar e despertar nosso olhar e nossa escuta para as questões que envolvem a branquitude e a negritude.
Benedito Roberto ManoelEducador Físico. CBT em Bioenergética, Biossíntese e Biossistêmica.
Maria Cristina Francisco
Psicóloga, especialista Clínica; CBT em Bioenergética e Biossíntese.
Marilza de Souza MartinsPsicóloga CRP-06/2.053 Psicoterapeuta Reichiana, Local Trainer em A.Bioenergética/Sobab, Co-fundadora do Inst.Amma Psique e Negritude.
Scheila Patrícia Gomes
Especialista em psicologia Clínica com foco em Análise Bioenergética e Sistêmica.
-
A oficina será realizada em dois momentos. No primeiro serão apresentadas duas experiências com o uso da técnica de TRE® (Tension and Trauma Releasing Exercises) no contexto on-line: a utilização da TRE® on-line na prática clínica de psicoterapia e o projeto de apoio emocional e redução de estresse com TRE® on-line para profissionais de saúde do SUS durante a pandemia.
No segundo momento será oferecida uma vivência de TRE® on-line para os participantes, conduzida por professores e facilitadores de TRE®.
Marcelo Amaral – Médico, formado pela Universidade de Brasília. Psicoterapeuta com formação em Core Energetics, Psicoterapia Familiar Sistêmica, EMDR, Brainspotting e TRE®. Professor da Formação Internacional em TRE®.Marli C. F. Bonine – Psicóloga, graduada pela UNESP/Bauru; Local Trainer em Análise Bioenergética; Formação em Biossíntese; Formação em Gestalt-terapia; Certificação em TRE; Professora de Psicologia na FAPE.
-
Mas para os profissionais de saúde, esta realidade é há muito vivida. Um tempo interno, que tem um ritmo muitas vezes diferente do tempo externo.
Umas vezes em compasso, outras vezes em descompasso.
Um ritmo interno que vive muitas vezes numa luta contra o tempo, que faz a diferença no tempo de Vida de quem cuidam.
Ora acelerado e agitado, ora muito calmo e lento, ajusta-se no Momento do Encontro, num breve Instante em profunda Ressonância.
Profissionais de saúde que vivem num tempo que se quer cadenciado, centrado, em pulsação com um Propósito, o de deixar presente uma marca no Tempo.
Cláudia CorreiaPsicóloga Clínica e de Aconselhamento Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Trainer Sénior em Biossíntese.
-
This workshop will be focused on raising our consciousness with regards to how we project onto others parts of ourselves that we hate or that we cannot recognize in ourselves.
A theoretical presentation will highlight how this kind of projection contributes to amplify tensions and divisions in our communities and how it contributes to maintain a state of un-integration within ourselves as well.
The workshop will also propose some experiential work to help participants acknowledge and own parts of themselves they tend to see as “bad”, which they may reject and project onto others.
The goal of the workshop is to help participants evolve towards a more integrated sense of self, beyond the good/bad split.
Louise Fréchette – is a clinical psychologist, a bioenergetic analyst and an international trainer in Bioenergetic Analysis. She has been working in private practice in Montreal, Quebec, Canada since 1980. She became an IIBA Faculty member in 1992. Since then, she has been teaching Bioenergetic Analysis in various societies in Canada, the USA, France, Belgium, Spain, Russia, Argentina, Brazil and New Zealan -
Retomar a si mesmo e caminhar mais independente das demandas que nos cercam, passou a ser um ato crucial para o nosso destino, o timão pertence a você e só você é responsável para onde vai a embarcação, apesar do mau tempo que eventualmente enfrentamos.
Ser ovelha negra significa, ser o diferente do rebanho.
Marcar a diferença é se reinventar e se posicionar com o melhor de si mesmo, acreditando em si mesmo, independente das marés contrárias.
Que a sua ética prevaleça em ressonância e empatia com seus valores e da sua comunidade.
Rubens Kignel, PhDProfessor e psicoterapeuta no Brasil e exterior, doutor em Comunicação e Semiótica, Un. de Bologna, prof. convidado do Inst. de Psic. da USP.
5/12 - sábado
-
Os limites e contornos pessoais diante de um tempo fora do tempo. Venha perceber seus contornos e fronteiras através do contato com a sua pele!
Sandra Mara dos Santos MilessiPsicóloga, psicoterapeuta corporal, analista Biodinâmica, professora e coordenadora do IBPB e Diretora do Instituto Biomater-Taubaté, Analista em formação pela Biossintese.
Carlos Antônio dos Santos
Psicólogo, analista Biodinâmico pelo IBPB, educador físico, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor no curso de Psicologia da FAESA-ES. CBT em Análise Bioenergética – IABESP.
-
We try in this workshop to experience it and come to a more complex understanding.
I will work again with sketches and crayon in black on white paper and Meditation.
Gerlinde Buchholz – Dipl. Soziologische, International Senior-Trainer in Biosynthesis. Trainingsinstitut for Supervisors. Berlin Germany. -
Our way of time perception affects out choices, quality of our life, personal fulfillment, planning, mood, atmosphere. But how we can plan our life in conditions of present-day uncertainty?
Not paradoxically, that exploring and observation of our body sensations can help us.
Our body is vulnerable and time-sensitive, but has resources to cope with inexorable pressure of here and now.
Victoria Berezkina-Orlova (Moscow, Russia) Psychologist. Biosynthesis psychotherapist, senior trainer and supervisor in Biosynthesis, director of Russian Institute for Biosynthesis (associated to International Foundation for Biosynthesis), full EABP member, the trainer of OPPL. Member of organizational committee and publishing editor of “SOBBORUS” community. Took part with reports and master classes in conferences in Russia, Greece, Brazil, Georgia. -
Online, aplicativos, encontro virtual 3 Bios, dezembro! Então vamos juntos Respirar para não sufocar, refletir para não desesperar, rever para não repetir, realizar para não desistir!
Ana Cristina TeixeiraPsicóloga – CRP 05/17313 , analista biodinâmica, supervisora e coordenadora de grupos de Formação Clínica e professora do IBPB e da Conatus-RJ.
Participação no livro “Escritos Biodinâmicos – Volume 1 – Tessituras Clínicas”.
-
O ano de 2020 nos arrebatou com a necessidade do distanciamento social como recurso de sobrevivência. Segundo Lowen (1986), o neurótico tem tanto medo de viver como de morrer, viver plenamente é arriscar morrer.
Nesse momento precisamos lidar com a ameaça real da morte, e o desejo de estarmos vivos e em interação com o outro. Como viver sem tempos mortos nessa travessia da pandemia?
Os processos de: auto percepção, auto consciência, auto expressão e autodomínio promovem o viver sem tempos mortos.
Serão utilizados exercícios da Análise Bioenergética, e exercícios sistêmicos.
Cristina PiauhyPsicóloga CRP 03-859, Analista Bioenergética certificada pelo Instituto Internacional de Análise Bioenergética (IIBA), Especialização em Psicologia Clínica, Especialização em Arteterapia, Formação em terapia Sistêmica de casal e família, Formação em constelações familiares. Presidente do IIBA.
-
Os conflitos existenciais podem evidenciar a tensão entre pensar e sentir, e no caso das escolhas pessoais isso pode trazer o antigo dilema: razão X emoção.
Nesse encontro essa questão será sensibilizada com a mobilização da couraça torácica, por meio de exercícios de bioenergética, percussão corporal e uma prática de ” coerência cardíaca”
Prof. Dr. Joviniano ResendeFilósofo, terapeuta psico-corporal, Analista Bioenergético CBT, Mestre em Filosofia e Doutor em Educação pela UNICAMP.
-
O corpo tem um lugar de grande importância na filosofia de Nietzsche que o encara como um ponto de partida para compreensão do homem.
O corpo como fio condutor é um conceito central de sua teoria, o qual me sirvo e faço pontes com o pensamento reichiano e a Biossíntese.
O fio que conduz nossas camadas internas, que se entrelaçam, que se encontram, e encontram o outro são pontes.
Através do corpo convido a fazermos pontes entre as distâncias do hoje e as possibilidades do nosso fio condutor.
Thiago Barros de FreitasFormado em Psicologia pela Uni-RN, Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta Somático em Biossíntese, Professor no Instituto de Biossíntese de Natal e estudante de filosofia.
-
Passo a passo da Vítima à Intenção Negativa, até o encontro com o Eu Real, com sua Essência, o grounding mais pleno em todas as Odisséias.
Lúcia Helena AlencastroPedagoga. Orientadora educacional, especialista em educação e gestão ambiental. Psicoterapeuta corporal em Core Energetics. foi aluna e assistente de John Pierrakos na primeira e segunda turma de formação no Brasil.
Atualmente é Diretora Geral e pedagógica da Rede Brasil Core Energetics, membro fundadora da IACE ( International Association of Core Energetics).
6/12 - domingo - Comunicação Verbal
-
O Projeto Escuta Online realizado desde março pela Conatus é uma iniciativa que surge durante a pandemia de Covid-19, decretada em 11 de Março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele é criado visando dar um suporte voluntário, oferecer um cuidado psicológico primário às pessoas que possam estar se sentindo em desamparo emocional nesse período de pandemia, com supervisão clínica aos alunos dos grupos de formação em Psicologia Biodinâmica no Rio de Janeiro.
Leda RebelloPsicóloga – CRP 05/24588, analista biodinâmica , analista reichiana
Doutora e Mestre em Psicologia Clínica – UFF
Terapia através do Movimento pela Faculdade Angel Vianna
Supervisora, coordenadora e professora do IBPB.
Professora e Supervisora Clínica de Estágio em Psicoterapia Reichiana e neorreichiana na Faculdades Integradas Maria Thereza.
Regina Tavares
Psicóloga, analista biodinâmica e reichiana, Especialista em EMDR Psico-Oncologia (SBP) e Sociopsicomotricidade(FAUPE), coordenadora de Grupo de Formação Clínica, professora do IBPB.
-
Tendo como ponto de partida o mito que faz alusão as origens dos males que permeiam o mundo, “A Caixa de Pandora”. Pretendo falar sobre a vulnerabilidade inerente e escancarada pela COVID 19 especialmente no momento em que confinados nos encontramos mais fortemente com a condição de desamparo. Será que ainda resta uma esperança?
Helen GuaresiPsicóloga clínica desde 1989
Psicoterapeuta Corporal
Analista Biodinâmica pelo IBPB e Diretora do Instituto Reichiano psicologia clínica – Curitiba PR.
-
sta oficina apresentará um diálogo teórico e clínico entre a concepção de corporeidade/subjetividade humana desenvolvida a partir do pensamento complexo de Edgar Morin e a proposta da Biossíntese.
Esta concepção acerca da relação corpo-mente oferece uma base epistemológica e teórica para fundamentar de modo mais preciso e rigoroso tanto a ideia de uma morfologia dinâmica proposta por David Boadella quanto os métodos clínicos da Biossíntese.Renato Bastos João – Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília. Graduado em Psicologia
Clínica pelo Centro Universitário de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Psicoterapia Somática pela Internacional Foundation For Biosynthesis. Atua como professor da Faculdade de Educação Física da UnB e como psicoterapeuta corporal. Tem artigos científicos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.
-
O ano de 2020 nos colocou frente a muitos desafios, nossas defesas narcísicas foram acionadas para sustentar o medo, a distância e tantas coisas que aconteceram nos últimos meses.
Entre a excitação das telinhas, do excesso de informação e o não sustentar os desafios caindo na desconexão temos a forma que cada um busca se nutrir.
Os apetites podem mostrar desde o abuso do movimento compulsivo até o de restaurar a vitalidade. Uma questão de grounding e resiliência? Esse é o papo desse workshop. Vem comigo!
Priscilla Leitner – Psicóloga, Especialista em Comportamento e Transtornos Alimentares, Psicoterapeuta Corporal (CBT), fundadora do Instituto de Pesquisa do Comportamento Alimentar de Curitiba (IPCAC), professora de pós-graduação, pesquisadora, supervisora clínica, preceptora e palestrante na área do comportamento alimentar no Brasil e internacionalmente. Integra o Grupo de Estudos, Ensino e Pesquisa em Consumo Abusivo e Comportamentos Tóxicos do IABSP, professora do IABSP. -
Aspects of energy interaction between client and therapist.Reasoning and supposition.
Svetlana Gusarova (Moscow, Russia)Clinical psychologist (MSU, MSMSU).
Body-oriented psychotherapist and Senior trainer in Biosynthesis at the Russian Institute of Biosynthesis. ЕАВS Member (European Association of Biosynthesis) and IBF Member (International Foundation for Biosynthesis) within the Russian department of EABS and IFB. Process work therapist (IAPOP Diploma).
-
A oficina será baseada em alguns aspectos do trabalho que estamos realizando dentro do Projeto Crianças do Futuro na Quarentena, com o objetivo de desenvolver um protocolo que permita uma replicação atualizada do trabalho de Sex-Pol realizado por Reich na Alemanha dos anos 30 também ¨num tempo fora do tempo¨, como hoje.
Denise DessaunePsicóloga. Formação em Orgonoterapia pelo Instituto W. Reich da cidade do Mexico,DF 1978 a 1982.
Analista e Supervisora Reichiana.
-
O pompoarismo é uma técnica de origem oriental, derivada do tantra que possibilita a mulher controlar as contrações e o relaxamento dos músculos internos vaginal, é uma ferramenta de autoconhecimento que conecta a mulher rapidamente com seu corpo e sexualidade de forma natural e curativa.
A Ginástica Intima traz vários benefícios para saúde entre eles previne e trata incontinência urinaria e fecal, aumento da libido, diminui sintomas da menopausa, intensifica o orgasmo feminino, prepara o canal para o parto.
Rosemary Soares AnaniadesMentora de Mulheres e Facilitadora de Pompoarismo; Mentora e Coach de Mulheres
Idealizadora do “Círculo Rosa”; Membro da Sociedade Brasileira de Coaching
Licenciada pelo Behavioral Coaching Institute; Mentoring Feminino – Instituto Ipê Amarelo; Certificada em Inteligência Emocional pelo IBDE, Graduada em Marketing e Propaganda; Facilitadora de Ginástica Íntima (Pompoarismo).; Pós Graduando em Análise Bioenergética pelo Ligare Instituto de Psicoterapia Corporal e Desenvolvimento Humano.
-
O austro-húngaro Wilhelm Reich (1897-1957) é conhecido, dentre outros motivos, por sua larga produção dedicada ao estudo da sexualidade.
Esta Comunicação Verbal tem por objetivo focalizar e problematizar as ideias e ações de Reich voltadas para um tema específico dessa área: a homossexualidade.
Como método, de acordo com uma análise estrutural e histórica, buscamos situar as formulações do autor respeito do objeto em foco, a homossexualidade, no quadro de sua obra como um todo.
Paulo AlbertiniPsicólogo, mestre, doutor e livre-docente pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Orientador de estudos de mestrado e de doutorado no Programa de Pós-graduação em Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP). Dentre outras publicações, autor do livro Na Psicanálise de Wilhelm Reich (Zagodoni Editora).